Documentation Center

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS (pdf)
No âmbito da criação, desenvolvimento e promoção da marca "Hotéis Rurais de Portugal" apoiados pelo COMPETE através do Sistema de Apoio a Acções Colectivas desenvolveu-se o Manual de Boas Práticas por forma a responder à necessidade dos hóspedes e agentes envolvidos na gestão e peracionalização dos Hotéis Rurais. Os requisitos apresentados neste documento referem-se, enquanto elementos caracterizadores deste tipo de oferta turística, às próprias infra-estruturas, equipamentos e consumíveis e às características do serviço prestado aos hóspedes, sendo boas práticas não carecendo, por isso, de implementação obrigatória, a não ser que legalmente exigida, conforme é referenciado em todo o documento.
As boas práticas aqui apresentadas, são sustentadas na legislação, em normas e estudos efetuados tanto a nível nacional, como internacional, esperando ser um contributo para uma correta gestão e prestação de serviços nos Hotéis Rurais.

ANÁLISE ESTRATÉGICA DO POSICIONAMENTO DOS HOTÉIS RURAIS, INCLUINDO A CRIAÇÃO DE UM PERFIL DE HOTEL RURAL (pdf)
Através deste estudo intenta-se alcançar o posicionamento estratégico dos hotéis rurais no panorama que engloba a crescente importância do Turismo Rural em Portugal, como produto que contribui intensivamente para a dinamização de zonas rurais, percebendo-se que este tem sido alvo de um enfoque emergente por parte de vários agentes.
O modelo de turismo, “Hotel Rural”, entre outros de caráter rural, enquadra-se nas medidas adotadas pelo governo para evitar a desruralização do país, alargando a oferta turística ao espaço rural, nomeadamente, explorando os seus recursos naturais e culturais e, consequentemente, valorizando e diversificando a oferta desse mesmo espaço rural.
Assim, importa, por um lado, estudar a procura e, por outro lado, compreender o que determina a autenticidade do TER, com especial enfoco no Hotel Rural, de modo a poderem-semos relacionar as competências dos Hotéis Rurais com a procura no mercado do Turismo Rural, de modo a homogeneizar, ajustar e organizar a oferta, tendo em vista uma melhor satisfação do cliente. De salientar que, através dessa oferta, essencialmente orientada para a atividade rural, é possível atingir uma abrangência que envolva outras ofertas, servindo também como elementos impulsionadores para criar sinergias com o espaço envolvente.

LEVANTAMENTO DAS VALÊNCIAS TERRITORIAIS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DOS HOTÉIS RURAIS, POR FORMA A PROMOVER O PATRIMÓNIO EXISTENTE E A PERMITIR A CRIAÇÃO DE ROTAS TURÍSTICAS (pdf)
Por forma a promover o património edificado e cultural existente no meio rural e a permitir a criação de rotas turísticas, este estudo pretende dar a conhecer os valores rurais passíveis de serem usufruídos pelo turista na área de abrangência geográfica dos hotéis rurais associados à Associação dos Hotéis Rurais de Portugal (AHRP).

Neste contexto, no que ao espaço rural diz respeito, foi efetuado um levantamento de âmbito nacional, tendo especial atenção à envolvente dos Hotéis Rurais pertencentes à AHRP.

LEVANTAMENTO E ESTUDO DE REQUALIFICAÇÃO DOS HOTÉIS RURAIS E ADEQUAÇÃO AO PERFIL "HOTEL RURAL” (pdf)
Assegurar um alinhamento articulado estratégico, que permita fomentar uma adequação coerente e sustentada da oferta do TER - Turismo em Espaço Rural, é um dos principais eixos de orientação que a AHRP - Associação dos Hotéis Rurais de Portugal deverá adotar para potenciar a requalificação dos hotéis rurais e sua adequação ao perfil "Hotel Rural".
É importante que se crie um plano de ação, que garanta de um modo direto e inequívoco uma imediata perceção da uniformidade da oferta do TER, suportado neste estudo através da diversidade de atividades e serviços prestados pelos Hotéis Rurais de Portugal associados da AHRP.
Para se determinar o que é necessário para garantir a adequação de um hotel rural ao perfil de "hotel rural", é extremamente importante reconhecer as caraterísticas gerais de cada hotel rural associado.
Alcança-se esse conhecimento através do levantamento das particularidades de cada um, dos serviços e valências que este proporciona, e do modo como interage com a região envolvente.
O universo dos hotéis rurais associados permite obter uma amostra fiável e significativamente determinante, para se perceber o posicionamento que estes devem ocupar na realidade do TER.
Analisando as caraterísticas positivas e negativas de cada um, sob a forma de serviços fornecidos, parcerias e articulações entre promotores, atividades e relações culturais e socioeconómicas com a envolvente, permite determinar os requisitos que, na atualidade, se consideram essenciais para cumprir com a qualidade, que se pretende transversal para todos os associados, independentemente da sua categoria a nível legal.

ANEXO - QUESTIONÁRIOS (pdf)